Translate

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O meu Patriarca


O último fim-de-semana foi difícil para a minha família. O nosso Patriarca já não está. Era um homem especial, sereno e de poucas palavras mas quando falava toda a gente ouvia. Tinha um sentido de humor apurado, fazia muitos trocadilhos e tinha uma adoração pela sua companheira. Viveram juntos quase 59 anos e não se cansaram um dou outro. Ele tratava-a de uma forma especial. Quando se dirigia directamente a ela chamava-a de ‘Menina’, se falasse dela a alguém tratava-a por ‘Senhora Teresinha’. Apesar de ter 93 anos e de não se lembrar muitas vezes do nome dela, olhava para ela com carinho e nunca deixou de a reconhecer. Ultimamente chamava-lhe ‘Mãe’ e dizia que ela era muito mais do que mãe dele. Nunca os ouvi discutir, se o faziam seria em privado.
Ele é um dos meus modelos, um exemplo de força. Lutou como um guerreiro até ao fim. Sinto-me uma privilegiada por ter privado com ele e por ser sua neta.
Não gosto da morte, é demasiado definitiva, por isso prefiro acreditar que ontem não lhe disse adeus, mas sim um ‘Até já’.
Tive uma sensação estranha mas agradável durante a cerimónia. Senti como se alguém me estivesse a fazer um carinho na cara. Talvez tenha sido impressão minha, ou uma corrente de ar, mas prefiro acreditar que foi ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário